top of page
Buscar

O novo "errado" dentro das empresas.

  • Foto do escritor: Filipe de Freitas
    Filipe de Freitas
  • 8 de nov. de 2022
  • 3 min de leitura

ree

Ouvindo uma palestra sobre as inovações dentro do setor empresarial, uma fala do palestrante me chamou a atenção: "As empresas não quebram por fazerem a coisa errada, mas por fazerem o que ERA certo por um tempo longo demais". Pode parecer uma frase chocante, mas é a pura e simples realidade do nosso mundo atual, onde empresas gigantes em seus setores viram seus impérios ruírem pelas startups.


ree

O mundo evoluiu, as relações pessoais não são as mesmas, a tecnologia faz parte do cotidiano das pessoas e a rotina de todos está cada vez mais caótica. Consequentemente, o ato de compra e consumo também mudou, tornando todo esse processo mais dinâmico e veloz. Se os clientes e consumidores estão buscando novas soluções para suas vidas e melhores experiências de compras, porque mantemos as mesmas atitudes perante essa situação? Porque oferecemos soluções que já não são compatíveis com o dia a dia dessas pessoas? Cada vez mais, os negócios estão presos ao passado e sendo ultrapassadas por empresas que tiveram a coragem e a determinação de inovar em seus processos e modelos.


ree

O desempenho do passado não é garantia de sucesso futuro e é justamente aí que grandes players do mercado acabam se perdendo. O processo de inovação, melhorias e evolução é constante. Ser líder do segmento ou até mesmo ser a melhor loja da cidade no seu nicho é realmente um ato louvável que merece ser comemorado, mas jamais pode servir como acomodação. Chegar ao topo é igualmente exaustivo a se manter no topo e os esforços para continuar nessa posição não podem ser negligenciados.

A zona de conforto é o cemitério de toda empresa, e isso já foi provado várias vezes na história. Não deixe seu comércio, loja ou negócio ser impactado por "bons resultados" a fim de não sentir a necessidade de melhorar.


ree

Na era pós-digital, as empresas pequenas e mais ousadas, possuem uma maior vantagem competitiva em detrimento aos players gigantes já consolidadas, pelo simples fato de terem a coragem de mudar o seu modo de agir, ter a proatividade de ser diferente, tratando a inovação como parte do DNA da empresa. Os negócios de pequeno e médio porte, utilizam as dificuldades e empecilhos como combustíveis para inovação. Essa atitude tem se mostrado bem acertada no mundo atual e são dessas empresas o topo do mercado em um breve período de tempo.


ree

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” Charles Darwin


Essa frase é perfeitamente encaixada com o comércio, negócios e empresas de todos os setores. Para conseguir sobreviver a um mundo globalizado, com concorrentes cada vez mais agressivos e com vantagens geográficas melhores que a sua empresa, é necessário ter o diferencial que solucione a dor do seu cliente, além de criar uma atmosfera que faça todas as desvantagens que você possa ter com relação as outras empresas desaparecerem.

Para conseguir encontrar esse pontos, existem 4 tópicos que são de extrema importância.


  1. Leia sobre seu nicho, veja programas da área e esteja antenado com o que acontece no mundo;

  2. Se atualize sempre. Participe de congressos, palestras, faça cursos e viagens);

  3. Estude seu concorrente, ele pode ter uma solução que é útil a você também;

  4. Estude o seu cliente. Essa talvez seja a principal medida que você deve tomar, pois é ele quem você deve servir e agradar.

Inove e seja rápido!




 
 
 

Kommentare


© 2022 por Arqué.

bottom of page